Moda dos anos 90
Até a metade da década de 90, o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência. Isso alavancou a moda íntima, que criou peças para serem usadas à mostra, como novos materiais e cores.
Essa é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendências, produzindo peças para cada tipo de consumidor e para todas as ocasiões. Entretanto, vale a pena ressaltar o Grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos adolescentes com seu estilo despojado de calças/ bermudões largos e camisas xadrez da região de Seattle, berço destes músicos.
A camisa xadrez, aliás, foi uma verdadeira coqueluche presente mesmo nos armários dos rapazes mais tradicionais.
O estilo licensing passou a ser a nova forma de se vestir durante os anos 90 e as pessoas tinham a liberdade de investir num estilo personalizado. Os desfiles de moda no Brasil passaram por um momento conturbado devido a crise econômica do Plano Collor, porém a estabilidade foi retomada em 1994 e a indústria têxtil inovou a sua fabricação de roupas.
A moda feminina durante a década de 90 priorizou a variedade, peças como calça jeans de cós alto, camisetes e vestidos longos fizeram um grande sucesso. O estilo de Julia Roberts no filme “Uma linda mulher” (1990) consegue definir bem a proposta da moda feminina.
Os homens passaram a usar o jeans como peça chave do figurino, mantendo a tendência que ganhou força nos anos 80. O estilo dos rapazes da série Americana “Barrados no Baile” serviu de inspiração para os jovens brasileiros e americanos.
É engraçado falar em “anos 90?, afinal para alguns parece ontem, não é?
Mas é fácil recordar, quem não lembra do Plano Collor? Com o plano Collor uma das mudanças econômicas foi a abertura das importações. Quem ganhou muito foi o mercado de luxo, varias marcas famosas como Prada, Versace e Gucci ficaram “mais famosas” e “mais luxuosas” por aqui.
Nos anos 90, também fizemos da moda brasileira sucesso internacional, estilistas e modelos começam a brilhar no exterior.
Como a moda vem e vai, anos 90 também foi uma repetição de outras décadas (ex. Estados Unidos, anos 70), agora modernizada e luxuosa.
O que usar?
Saias longas
Calças mais largas tipo “pantalona”
Estampas de bichos (vaca, zebra, onça, cobra…)
Sapatos com bico quadrado (também forrados com estampas de bichos).
‘Blazer mais sequinho”.. tudo isso dá um toque de elegância básica e de “peruagem”, caracterizando está época tão recente.
E a maquiagem?
Delineador está de volta! Baton marrom ou cor de boca dão um toque especial.
Anos 90
Até metade dos anos 90, as tendências exageradas de anos anteriores ainda influenciaram a moda. Criaram-se calças de ganga coloridas, blusas transparentes que evidenciavam a lingerie. Graças a isto, a moda intima proporcionou novas e arrojadas criações.
Existia uma harmonia entre estilos nesta altura, produziam-se peças tendo em conta o facto de todos os consumidores, serem e terem, exigências diferentes.
A influencia do Grunge na moda também foi notória, especialmente nos adolescentes que se apresentavam com calças, corsários largos e camisas com padrões xadrez.
Até os chamados "betinhos" tinham a sua camisa xadrez...
Nesta década as guerras, as quedas e crises não foram excepção. Tornou-se notória a preocupação e preservação ecológica, que mudou consciência do poder político que incentivaram mudanças a nível de produção e dos bens de consumo.
Baseados nisto, o marketing e a publicidade foram quem mais lucrou com as suas campanhas publicitárias.
Já na segunda metade da década, a moda baseou-se em anos anteriores, sendo influenciada, por exemplo, pelo anos 60 e 70.
Até a metade da década de 90, o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência. Isso alavancou a moda íntima, que criou peças para serem usadas à mostra, como novos materiais e cores.
Essa é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendências produzindo peças para cada tipo de consumidor e para todas as ocasiões.
Entretanto, vale a pena ressaltar o Grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos adolescentes com seu estilo despojado de calças, bermudões largos e camisas xadrez da região de Seattle, berço destes músicos.
A preocupação ecológica ganhou status e fez com que países conscientes exigissem mudanças por parte dos governos e fabricantes. É lembrada a atitude do Príncipe Charles que proibiu sua então mulher, Diana, de usar laquês para cabelo que contivessem CFC. As propagandas agregaram esses valores a seus produtos, de forma a atingir os consumidores que buscavam mais do que preços e novidades.
Foram aderidas, saias longas, calças pantalonas, estampas de bichos, como vaca, zebra, onça e cobra, sapatos com bico quadrado e blazer mais justo. Tudo dava um toque de elegância básica e de “peruagem”, o que caracterizou esta época. O delineador, o batom marrom ou cor de boca davam o toque especial.
Na segunda metade da década, a moda passou a buscar referências nas décadas anteriores, fazendo releituras dos anos 60 (cores claras, tiaras) e em seguida dos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados, geralmente desproporcionais), tudo mesclado a modismos dos anos correntes.
Modelos brasileiras passaram a chamar a atenção no panorama internacional, em especial Gisele Bündchen, a mais famosa delas. A beleza da mulher brasileira chamou atenção do mundo. Apoiados na indústria têxtil, que se modernizavam, os estilistas perceberam um potencial de exportação. Na década de 90, Alexandre Herchcovitch com todo seu arrojo e estilo, tornou-se a maior personalidade da moda brasileira, atualmente lança suas coleções tanto em Londres quanto em Paris.
O profissionalismo e o reconhecimento da moda nacional atingiram significativas proporções ainda nos anos 90. O evento Phytoervas Fashion desencadeou o processo de lançamentos regulares de coleções publicamente por meio de desfiles. Até então, só acontecendo a um público muito restrito nos showroons de cada marca.
Transformou-se no evento Morumbi Fashion Brasil, e hoje, sob a tutela de Paulo Borges, o São Paulo Fashion Week, presente no calendário internacional da moda, que acontece duas vezes ao ano para lançamento das coleções dos grandes nomes e grifes da moda brasileira
Século 20
Este é um novo século, sinónimo de novas tendências...sec20
Os anos 2000 e 2001, tiveram a influencia da moda dos anos 80, com alguma influencia, ainda, dos anos 50.
A moda estava sem "fornecedor" de inspiração pois já se tinham inspirado em todas as épocas e tentaram procurar "o novo", " o actual"!
É em busca do actual que se fazem, por diversas vezes, concursos de moda, para serem aí descobertos novos talentos. Estas são também as oportunidades dos estilistas mostrarem a sua capacidade criativa.
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